quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Níveis e desníveis

Quando eu cheguei ao Canadá o meu inglês era sofrível. Eu havia estudado em algumas escolas no Brasil, mas não foi suficiente.
Ao desembarcar em Vancouver sem conseguir falar com ninguém, sem entender nada, sem ler nada, foi uma frustração.
Os meus primeiros quinze dias foram iguais, sem falar ou entender.
Eu comecei a estudar no PLI no Low Intermediate, um nível antes do intermediário. E apesar de as aulas serem sobre Present Simple, foi uma dureza. Nunca imaginei que não sabia falar arroz e feijão em inglês.
Às vezes parece idiota, mas eu não sabia falar o básico!
Resolvi estudar gramática por dois meses, pois aqui no PLI você escolhe uma aula que quer estudar e a segunda é obrigatória para todos os alunos, Communication Skills.
O segundo mês eu já conseguia me comunicar, e nas aulas eu estava aprendendo Simple Past. Como aula de gramática é uma chatice, mas necessária.
O que complementou o meu segundo mês e me ajudou a dar um upgrade foi meu novo celular. Comprei um celular no início de Junho, porém morria de medo de atender. Foi quando conheci o Jacob e a minha vida mudou, o meu inglês melhorou muito!
Eu fiz o meu primeiro exame para saber as quantas andavam o meu inglês, quando descobri que era péssima em leitura. Fui para o intermediário.
Mas ao invés de escolher alguma aula de leitura para o terceiro mês eu achei que tinha de estudar pronúncia e listening, às vezes não entendia o que o Jacob ou o Wais me diziam. Então escolhi as aulas de Listening, Conversation and Pronunciation.
Em paralelo a isso eu estava fazendo aulas de Communication Skills, que sempre havia debates, muita conversa, coisas práticas como aprender a jogar Poker, Black Jack, hehehe. Sim aprendi a contar dinheiro, muito útil, conversas sobre cultura, viagens, filmes, e gramática.
Quando vim para Toronto mudei de nível, cheguei aqui como High Intermediate Plus, um nível antes do avançado. Eu havia pulado dois níveis. Meu professor disse que eu merecia.
Mas nem tudo é só status.

Vim para Toronto para falar quase nada em inglês e muito português. Se talvez eu tivesse ficado em Vancouver estaria no avançado, será? Lá eu realmente falava muito!
O meu primeiro mês de aula foi uma coisa de tão difícil, escolhi aulas de leitura dinâmica. Finalmente me conscientizei que era hora de aprender a ler, aliás, eu queria ler jornal, revista, etc.
Foi quando fiz outro exame de inglês (a cada dois meses). E que exame difícil, meu Deus. Parecia que nunca tinha aprendido inglês na vida.
Ao invés de ir para o avançado, voltei para o High Intermediate, sem plus. Para mim foi até bom. De que adianta estar no avançado sem ser avançada!
E quem disse que inglês é fácil é porque nasceu por essas bandas.
Decidi que era a hora de variar, mais dois meses e eu estarei em casa. Escolhi aulas de business communication. As aulas são as melhores que podem existir, com um professor muito bom da Inglaterra, ruim é o sotaque dele.
As aulas são uma revisão da faculdade em inglês, ou até coisas que não aprendi muito bem, como aulas de marca e propaganda.
É muito difícil, eu tenho de estudar muito, pois são tantas palavras novas no mundo corporativo que chego em casa exausta. Muita leitura, muitos artigos, muita lição de casa, muita revisão.
Aqui em Toronto, infelizmente, ainda não estou falando inglês na mesma quantidade e qualidade que em Vancouver. Sem muitos amigos, sem namorado, às vezes acho que meu inglês não funciona.
Não consigo mais falar com a mesma rapidez que antes, mas melhorei muito meu vocabulário e gramática, leitura também, ah sem dizer que agora assisto muita TV, e isso tem ajudado muito meu listening.
Antes eu somente falava, e muito, e ia à escola. Agora eu vou à escola, estudo, faço as lições de casa, leio muito e assisto TV, mas conversar que é bom está difícil.
Como disse anteriormente, minha vida mudou (muito) aqui em Toronto, não foi para melhor nem pior, está diferente.
O negócio é estudar sempre e sapecar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário