segunda-feira, 11 de maio de 2009

First Day

Nada como dormir, mas dormir muito e dormir bem.
Percebi que aqui em Vancouver o céu escurece quase 21h e amanhece bem cedo.
Eu acordei bem cedo na segunda, umas cinco da manhã. Acredito que por causa do fuso-horário. Aqui são três horas a menos que no Brasil.
Lá fora da janela estava chovendo, aquela chuva que parece que não tem pressa de cair e que vai durar muito. Acompanhado dela um frio tremendo, a minha blusa mais quente era a mais inadequada. Como eu senti frio!
Apesar de Mrs. Kim ter-me apresentado toda a cozinha, onde ficava tudo para comer, eu não me senti tão à vontade assim de abrir a geladeira e escolher entre suco ou leite, entre geléia ou manteiga, ou qual tipo de pão comer. Optei pelo café, mas mal sabia eu que após ela encher minha xícara até em cima, eu podia ver o fundo dela de tão fraquinho que era. Quase um chá. Imagine com leite? E aqui ela só toma leite desnatado.
Ela queria conversar, mas eu entendia pouco e falava quase nada, tudo o que eu queria dizer eu não lembrava como dizia – falta de vocabulário.
Ela me explicou a rotina dela, o que eu entendi foi muitíssimo pouco.
Ah somente hoje eu percebi que no hall da casa ficam todos os sapatos e bolsas, muitos, todos andam descalços, exceto eu. Depois disso passei a tirar os meus sapatos na entrada também.
Desci rápido para o ponto de ônibus a duas quadras, uma chuva gelada me aguardava.
As pessoas são muito educadas por aqui, muito mesmo. Os motoristas parecem sempre estar de bom humor, aliás, para mim foi ótimo, já que no mapa que minha hostess me deu tinha algumas regras como: dê o dinheiro correto ao motorista que ele não anda com troco, e eu com dez dólares na carteira. O motorista deixou-me sentar dizendo que eu pagasse uma próxima vez, e claro emitiu o bilhete. O bilhete custa $ 3.75.
Depois foi a vez de me perder para encontrar a escola, isso significava que eu me molhava com a chuva e sentia mais frio ainda.
Ao chegar à escola não tive aula, fiz somente o teste escrito e oral. Aonde era uma espécie de praça de alimentação havia mais 76 alunos fazendo o teste escrito, e uma diretora explicava as regras todas em inglês. Eu notava em todos os rostos o espelho do meu, uma cara de ué, ou uma interrogação enorme.
Fiz amizade imediatamente, sim eu estou fugindo de brasileiros e percebo-os de longe, sempre são menos gentis.
No meu teste a professora disse que tenho o Listening bom, porém a pronúncia e vocabulário horrível (não foi bem nessas palavras), mas eu já estava esperando ir para o Basic ou Pré Basic. Eu fui para o Pré-Intermediate, ou Level 1+.
Comprei o bilhete do ônibus errado e depois foi uma aventura para trocar, já que o meu inglês está péssimo.
E como estou ainda muito acanhada e sem conseguir me comunicar direito, cheguei em casa e preferi ficar estudando, depois subi na sala onde Mrs. Kim fazia algo no laptop, até disse a ela que precisava falar mais, porém não consegui falar muito, tudo o que eu queria falar não conseguia. Uma frustração.
Tomara que eu consiga falar logo, pois quem me conhece sabe que eu gosto muito de falar, de falar muito.
E assim começa as minhas sapequisses por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário